AVALIANDO O APLICATIVO SnapCard, COMPARANDO COM CINCO SISTEMAS DE IMAGEM PARA QUANTIFICAR DEPÓSITOS EM COLETORES ARTIFICIAIS

Assessment of SnapCard - Ferguson et al 2016

Trabalhos anteriores compararam alguns resultados de software de imagem para caracterizar a cobertura, mas não existe estudos que validam os cinco programas: Droplet Scan, Swath Kit, Deposit Scan, Image J e Drop Vision -Ag. Além disso, o aplicativo de smartphone gratuito – SnapCard, foi desenvolvido para ser uma ferramenta de extensão para análise em campo de coletores de pulverização, mas nada foi publicado em relação à sua comparação com outros sistemas de software de imagem. O presente estudo foi realizado para comparar cinco tipos de software de imagens existentes com o novo App, o SnapCard. Seis pontas de pulverização que produzem diferentes tamanhos de gostas foram selecionados para pulverizar uma solução de água + corante azul brilhante sobre dois tipos de coletores artificiais (papel hidrosensível e Kromekote). Os objetivos deste estudo foram:

1. Estabelecer um conjunto de base de dados usando os coletores e cinco sistemas de imagem comumente usados, e comparar os resultados de cobertura de cada um deles. 2. Utilizar o banco de dados do Objetivo 1 como uma medida de precisão para julgar os resultados do SnapCard.  3. Fazer uma avaliação do SnapCard em relação aos outros dados de softwares de imagem presentes no estudo.

Os resultados mostraram que o SnapCard tem medidas de cobertura semelhantes aos outros sistemas de análise de imagem. Para ambos os tipos de coletores, o SnapCard mediu a cobertura dentro de um desvio padrão das médias entre os tipos de pontas. O SnapCard é capaz de fornecer uma resposta imediata sem necessitar de um software caro ou necessitar de um laboratório para mensurar a cobertura, gerando resultados precisos, o que reforça ainda mais seu valor. Os outros tipos de software não apresentaram semelhanças para as análises de cobertura, mas os dados seguiam as mesmas tendências para o tamanho das gotas. O aumento do tamanho das gotas diminuiu consistentemente a cobertura, nos dois tipos de coletores. No Droplet Scan a cobertura foi maior, enquanto no Drop Vision-Ag e no Swath Kit os valores de cobertura foram menores em papel hidrosensível e Kromekote, respectivamente.

Basta preencher o formulário abaixo para receber o artigo em seu e-mail.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *