CARACTERÍSTICAS DO SISTEMA DE PULVERIZAÇÃO E FAIXA DE DEPOSIÇÃO DE AERONAVES AGRÍCOLAS NO BRASIL

Foram avaliadas 21 aeronaves em 4 estados brasileiros, dos modelos 188 AgTruck (Cessna), EMB-Ipanema 201A, 202A e 203A (Embraer) e AirTractor 401B, 402B, 502B e 802A (Air Tractor). As aplicações aéreas dependem de conhecimento técnico específico para a realização de um planejamento que proporcione qualidade e segurança. Neste sentido, o objetivo deste trabalho foi realizar um diagnóstico das características técnicas das aplicações aéreas feitas no Brasil, como largura e uniformidade da faixa de deposição, altura e velocidade de voo e configurações da barra de aplicação através do sistema IFD® (Inspeção da Faixa de Deposição®). 

Foram avaliadas 21 aeronaves em 4 estados brasileiros, dos modelos 188 AgTruck (Cessna), EMB-Ipanema 201A, 202A e 203A (Embraer) e AirTractor 401B, 402B, 502B e 802A (Air Tractor). A base técnica para a coleta de dados foi o uso de um sistema eletrônico automatizado, que analisa as gotas depositadas sobre um fio de poliéster e informa a faixa efetiva de deposição (FD) ideal para cada configuração da aeronave em função da uniformidade de distribuição desejada. A análise baseia-se na otimização do coeficiente de variação (CV) dos depósitos na faixa aplicada. Além disso, fez-se a coleta de informações sobre altura de voo e configurações da aeronave, com base na norma ASAE S386.2, 2018. O IFD® se mostrou um método prático para avaliar a largura de faixa e uniformidade das aplicações. Os resultados possibilitaram a caracterização das principais configurações do sistema de pulverização de aeronaves que compõem a frota brasileira. Os resultados ainda possibilitaram um aumento médio na FD de 5,8%, bem como maior uniformidade, com uma redução dos CV para um valor médio de 16,5%. Como benefícios, estes ganhos em desempenho (maior FD) e qualidade (menor CV) proporcionam maior eficiência, menores custos e maior segurança nas aplicações.

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