QUANTIFICAÇÃO DO AR INCLUÍDO E ESPECTRO DE GOTAS DE PONTAS DE PULVERIZAÇÃO EM APLICAÇÕES COM ADJUVANTES

O presente trabalho teve por objetivo verificar a interferência de adjuvantes na quantidade de ar incluído em gotas geradas por pontas com indução de ar, bem como avaliar o espectro resultante destas condições de pulverização. Para o estudo foram utilizadas nove caldas, sendo uma composta apenas por água e oito soluções contendo adjuvantes (óleo mineral, óleo vegetal, mistura de lecitina e ácido propiônico, nonil fenoxi poli etanol, dois adjuvantes a base de nonil fenol etoxilado, copolímero de poliéster e silicone, e lauril éter sulfato de sódio) e três pontas de pulverização jato plano, sendo duas com indução de ar (Air Guardian e Ultra Lo-Drift – Hypro) e uma com pré-orifício (Drift Guard – Spray Systems). O estudo foi realizado em duas etapas, sendo elas a quantificação do ar incluído nas gotas de pulverização e a análise do espectro produzido. O ar incluído foi calculado através da diferença de volume da mistura pulverizada (ar mais líquido) e apenas do líquido, que foi feito por meio de coletas de amostras de pulverização em uma proveta graduada.

 A determinação do espectro de gotas foi realizada por um analisador de tamanho de partículas por difração de raios laser Mastersizer S (Malvern Instruments). Para análise estatística os valores das variáveis do espectro de gotas e % ar incluído para os diferentes adjuvantes e pontas foram comparados pelo Intervalo de Confiança para Diferenças entre as Médias a 5 % de probabilidade (IC95%). Também foram feitas as correlações entre as diferentes variáveis através do coeficiente de Pearson a 5% de probabilidade. As análises do espectro de gotas demonstraram diferenças entre os adjuvantes, assim como diferenças de comportamento dos adjuvantes de acordo com o tipo de ponta. Todos os adjuvantes ocasionaram o aumento do percentual de ar incluído nas gotas em relação à água, observando-se comportamentos distintos para cada ponta. Para as relações entre as variáveis de espectro de gotas e o percentual de ar incluído, somente nas pontas com indução de ar foram encontradas correlações negativas significativas, sendo elas entre o percentual de ar incluído com o percentual de gotas menores que 100 μm e com índice spam (qualidade do espectro de gotas), indicando que o aumento do percentual de ar incluído nas pontas com indução de ar ocasiona a diminuição tanto do percentual de gotas menores que 100 μm quanto do índice spam, conferindo características desejáveis para a redução da deriva.

Palavras-chave: Tecnologia de aplicação, pontas com indução de ar, pontas com pré-orifício.

Mota, Alisson Augusto Barbieri, 1987- M917q Quantificação do ar incluído e espectro de gotas de pontas de pulverização em aplicação com adjuvantes / Alisson Augusto Barbieri Mota. – Botucatu : [s.n.], 2011 viii, 63 f. : il., color., gráfs., tabs.

Dissertação (Mestrado) – Universidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências Agronômicas, Botucatu, 2011. Orientador: Ulisses Rocha Antuniassi.

Basta preencher o formulário abaixo para receber o artigo em seu e-mail.