Entenda o que é o selo IFD, sua história e o reconhecimento que representa às empresas e operadores privados:

O sistema IFD é um método inovador e preciso para avaliar a uniformidade e a largura da faixa de deposição das aeronaves agrícolas. Somado há anos de experiência da Equipe da AgroEfetiva em pesquisas sobre tecnologia de aplicação aérea, o selo é uma forma de indicar que a aeronave passou por um processo de aprimoramento da qualidade das aplicações.

Imagem do selo presente nas aeronaves que já passaram pelo processo de Inspeção da Faixa de Deposição
Imagem do selo presente nas aeronaves que já passaram pelo processo de Inspeção da Faixa de Deposição.

A AgroEfetiva é a empresa pioneira na introdução do sistema IFD (Inspeção da Faixa de Deposição) no Brasil. O IFD se baseia na inspeção da faixa de deposição por espectrofotometria de fio. O resultado desse trabalho recebeu o 1º lugar no “Prêmio Boas Práticas Agrícolas em Tecnologia de Aplicação” no Simpósio Internacional de Tecnologia de Aplicação (SINTAG) em 2019, o evento mais importante da área no país. Um marco para a tecnologia de aplicação aérea.

Foto da premiação recebida durante o Simpósio Internacional de Tecnologia de Aplicação (SINTAG) em 2019. Um marco para a tecnologia de aplicação aérea.
Foto da premiação recebida durante o Simpósio Internacional de Tecnologia de Aplicação (SINTAG) em 2019. Um marco para a tecnologia de aplicação aérea.

Entenda como é feito o estudo das faixas de aplicação

As avaliações se baseiam na aplicação de água com um corante vermelho sobre um fio coletor, conforme pode ser visto na figura abaixo. Após a deposição das gotas, o fio é analisado por espectrofotometria de fio. Desta forma, um software gera o perfil de deposição, e é criado um gráfico com informações utilizadas para a determinação da largura da faixa com base na uniformidade das aplicações. Os resultados ainda servem para indicar se melhorias podem ser feitas no posicionamento dos atomizadores e pontas hidráulicas nas barras de pulverização.

Sistema de coleta de dados para a Inspeção da Faixa de Deposição® (IFD). (Fonte: AgroEfetiva)
Sistema de coleta de dados para a Inspeção da Faixa de Deposição® (IFD). (Fonte: AgroEfetiva)

O que o IFD traz de vantagem para o agricultor?

Em estudos publicados em 2019, identificamos que mais de 70% das aplicações aéreas realizadas no país possuíam falhas na uniformidade. Os principais problemas estão destacados na figura abaixo. Portanto, é de suma importância que as aeronaves sejam avaliadas pelo sistema IFD. 

Locais correspondentes aos principais problemas de falhas ou acúmulo de calda nas faixas de deposição.

Portanto, a aeronave que possui o selo já passou pelo processo de Inspeção da Faixa de Deposição, o que é um diferencial no mercado. Toda aeronave inspecionada possui um relatório que é disponibilizado ao proprietário por meio impresso ou digital. Caso o proprietário não tenha mais o relatório ele pode fazer a solicitação pelos canais da AgroEfetiva.

As alterações propostas após a realização da Inspeção da Faixa de Deposição podem ser acatadas ou não pelos operadores aeroagrícolas. Em média, há uma melhora de 18% na uniformidade das aplicações avaliadas pelo sistema IFD.